O que é uma pesquisa de dados primários e para que serve?

Posted on Posted in Análise de dados, banco de dados, Pesquisa

 

Já se deparou com o seguinte problema: Precisa tomar uma decisão sobre a expansão do seu negócio, a decisão é em qual bairro ou cidade posso montar uma nova unidade da minha empresa?

Pois é, essa decisão é difícil em dois sentidos:

  1. O primeiro é sobre quais fatores você vai comparar os possíveis lugares;
  2. O segundo é que não existem informações disponíveis em suas mãos para tal decisão, a não ser que você as construa.

 

É a partir desse tipo de problema que surge a pesquisa primária, seu objetivo é construir informações a partir de dados coletados especificamente para uma determinada situação, com um público específico, normalmente com instrumentos de coleta como questionários, entrevistas ou por observação.

 

A pesquisa primária é muito utilizada para resolução de problemas mais complexos, que não apresentam dados ou informações disponíveis e são geralmente de caráter bastante específico.

É uma ferramenta muito valiosa, pois após finalizada as informações obtidas são exclusivas e podem ser utilizadas como base para resolução de outros problemas relacionados.

 

Você pode utilizar a pesquisa primária para o controle de processos do seu negócio, medir a satisfação de seus clientes, os níveis de retornos de mercadorias ou de problemas de uso dos seus produtos, de problemas de entrega ou recebimento de mercadoria e satisfação dos próprios colaboradores, estes são exemplos claros destas práticas.

Comentários

comentários