Que tipo de dados eu devo observar no meu negócio?

Posted on Posted in Análise de dados, Consultoria, Estratégia, Gestão, Planejamento

Como a realidade dos mercados e dos negócios vem sendo cada vez mais conectada devido ao uso de tecnologias, a geração de dados no dia a dia de uma empresa é imensa.

No entanto, por vezes esses dados são coletados e armazenados em um software, como é o caso dos registros de compra e venda, ou eles chegam do ambiente externo à empresa, por meio de notícias, jornais, revistas, ou mesmo, nem se quer são percebidos, como por exemplo, o motivo que leva o cliente a comprar determinado produto.

 

Diante deste mundo de dados que são gerados nas relações comerciais e profissionais do nosso dia a dia, como filtrar informações que podem auxiliar no meu negócio?

Aqui vão algumas dicas:

  1. Tenha um bom planejamento e estratégias bem definidas: com a definição de estratégias claras é possível estabelecer boas hipóteses, que são nada mais que perguntas a serem testadas, são essas perguntas que vão nos dar subsídio a decisão se forem respondidas.
  2. Estabeleça processos chave da sua empresa: estes processos certamente escondem boas respostas sobre o tipo de dado ou mesmo o formato em que os dados estão disponíveis. Entradas de mercadorias, processamento da produção, vendas, pós-venda, e atendimento são sempre processos importantes pelo volume de ocorrência e pela relação com a atividade fim da empresa.
  3. Tenha boas conversas com equipes operacionais: estas equipes estão normalmente cientes de etapas detalhadas sobre o processo produtivo e de venda e tem uma noção mais real sobre que tipo de informação pode ser obtida.

 

Em geral o tipo de dado a ser utilizado varia de negócio para negócio, porém, os dados que se referem ao consumidor ou a processos de atendimento, como entrega de produtos, volume de vendas, origem do cliente, motivação da compra, percepção do cliente sobre o seu negócio ou produto, segmento econômico a que o cliente pertence no caso de clientes empresários, podem ser muito relevantes na tomada de decisão e na resolução de problemas.

Comentários

comentários