O que é BI e para que serve?

Posted on Posted in Análise de dados, Business Intelligence, Data science, Informação estratégica, Inteligência de Negócios, Tomada de decisões

BI é uma sigla em inglês, Business Intelligence, este termo significa em tradução literal, inteligência de negócios. É atualmente utilizado para nominar estruturas de software ou sistemas de informação, capazes de gerar informações inteligentes para que gestores tomem decisões sobre negócios.

 

No entanto, conceitualmente, ele pode ser tratado também como práticas menos sofisticadas, como a construção de informações organizadas de tal forma que permitam decisões inteligentes no dia a dia dos negócios.

 

A grande vantagem de utilizar o BI, enquanto prática ou enquanto sistema de informação é a possibilidade de organização de dados, que em geral estão espalhados nos processos de um negócio, de forma que estes dados possibilitem respostas rápidas, com mais precisão e eficácia para os negócios.

 

Em geral, os empresários, mesmo os grandes, tem grande dificuldade em ter a inteligência de negócios como prática nos processos de seu negócio.

Dois motivos levam a essa situação:

  1. O desconhecimento deste conceito;
  2. Pouca valorização desta prática diante dos hábitos usuais do empresário de tomar decisão sem o uso de informação.

 

Caso você tenha uma empresa e queira iniciar o uso de práticas mais estruturadas de inteligência que te permitam tomar decisões melhores quanto a gestão do seu negócio, inicie este processo mapeando perguntas relevantes que poderiam ser respondidas.

Continue acompanhando o nosso canal para mais dicas sobre BI.

Comentários

comentários