Datasight-pesquisa-inteligência-negócio-ciência-dados

SAIBA COMO A CIÊNCIA DE DADOS PODE TRANSFORMAR O SEU NEGÓCIO

Posted on Posted in Análise de dados, Business Intelligence, Data science, Pesquisa

Ouvimos falar diariamente que informação é poder, que informação é mais valioso do que dinheiro no mundo dos negócios. Mas ter somente a informação não é o suficiente, você precisa saber o que fazer com ela e como aplicá-la ao seu negócio para obter resultados superiores.

 

Descobrir a informação adequada, acessar, analisar, moldar e entregá-la a você sob a forma de conhecimento é o que a ciência de dados, ou data science, faz. Ela consiste no estudo de dados e informações internos e externos ao seu negócio. Ela adiciona inteligência ao seu negócio.

 

Por exemplo, é possível separar, analisar e estudar dados econômico-financeiros disponíveis, que são gerados diariamente a partir dos processos da sua empresa, e transformá-los em indicadores que auxiliarão você e sua equipe a conduzirem a empresa com mais assertividade e aproveitamento de oportunidades.

 

Também é possível analisar e estudar esses dados sob a perspectiva externa, ou seja, da economia da região em que você se encontra, dos números e indicadores do mercado no qual a sua empresa se insere e transformá-los em indicadores que abrirão sua visão para oportunidades e ameaças que se apresentam no horizonte de atuação da sua empresa.

Insights semanais para o seu negócio

 

Como funciona o processo de geração de conhecimento através da ciência de dados?

 

O cientista de dados é o profissional que realiza essas tarefas e entrega para você o conhecimento gerado. Algumas etapas desse processo de geração de conhecimento estão ilustradas a seguir para você compreender melhor essa atividade.

 

1. Importação: primeiramente, os dados são coletados de diversas fontes internas ou externas a sua empresa conforme os objetivos do negócio.

 

2. Organização: depois, é o momento de limpar, arrumar, tabular o dado bruto, transformando-o no material que será estudado.

 

3. Transformação: a partir do material bruto é possível a criação de novas variáveis serem analisadas. Então, as informações tratadas são visualizadas com mais facilidade e inicia-se a modelagem desses dados por meio de métodos estatísticos, que permitirão sua análise, gerando o conhecimento.

 

4. Comunicação: por fim, o profissional comunica a você os resultados obtidos durante o processo para que você possa utilizá-los na criação e desenvolvimento de ações estratégicas e operacionais para sua empresa.

 

Ao final do processo, possivelmente novas perguntas surgirão na sua mente e/ou novas oportunidades serão visualizadas por você, ambos fornecendo material para uma gestão mais eficiente. Em outras palavras, você poderá rever atividades não lucrativas, investir em oportunidades não aproveitadas, remodelar atividades que podem dar mais resultados financeiros, etc.

 

Insights semanais para o seu negócio

 

Num mundo cada vez mais competitivo, a ciência de dados é um diferencial estratégico

 

A ciência de dados está inteiramente associada com a pesquisa, sendo um método de pesquisa baseado nas práticas mais modernas disponíveis atualmente na administração dos negócios, utilizando-se bastante de tecnologia e programação de dados.

 

Os dados revelam uma realidade que, muitas vezes, passa despercebida, mas que quando visualizada pode auxiliar na resolução de problemas nas mais diversas áreas. Dentre os vários benefícios da ciência de dados pode adicionar ao seu negócio, destacamos:

– Direcionamento de estratégias,

Visualização e análise de tendências do mercado,

– Aprimoramento de processos,

– Previsão de vendas e de faturamento.

 

Agora que você já sabe como pode agregar valor competitivo ao seu empreendimento, inteligência ao seu negócio procure um profissional ou uma empresa que possa criar e instalar esse processo de geração de conhecimento na sua empresa.

 

Você pode gostar também:

GESTÃO DE DADOS: A IMPORTÂNCIA DOS DADOS NAS EMPRESAS

PASSO A PASSO: COMO ORGANIZAR OS DADOS FINANCEIROS DA EMPRESA

Insights semanais para o seu negócio

Comentários

comentários