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A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE DADOS PARA OS NEGÓCIOS

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A pesquisa é uma solução eficiente para conhecer mais sobre o seu negócio, o seu cliente, ou mesmo o mercado no qual a sua empresa atua. Ela auxilia na tomada de decisões e por isso, saber o que é, para que serve e como se faz uma boa pesquisa pode ser um diferencial perante seus concorrentes.

 

Informação é tudo, quem tem acesso à informação pode agir sobre a realidade. Alguns dizem que é o bem mais valioso na atualidade e é justamente isso que uma pesquisa fornece a você. A pesquisa é uma ferramenta de conhecimento que possibilita aos empreendedores a criação ou exploração de novas realidades de negócio.

 

Existem dois tipos de pesquisa: a qualitativa e a quantitativa.

 

A pesquisa qualitativa procura informações mais qualificadas de um determinado fato. Por exemplo, pode investigar informações dos consumidores dos produtos ou serviços do seu negócio, ou dos seus potenciais clientes, ou ainda dos consumidores do mercado no qual a sua empresa está inserido. Nesse caso, o objetivo é identificar crenças e opiniões sobre sua marca, ou serviços, ou atendimento, entre outros. Para isso, grupos de consumidores são escolhidos e convidados a participar de uma interação com pesquisadores enquanto ele registra as conversas. Depois, as informações são analisadas por métodos psicológicos e também estatísticos para apontar tendências.

 

Na pesquisa quantitativa procuram-se dados numéricos. As informações podem ser coletadas e analisadas a partir de outra pesquisa mais extensa como, por exemplo, as pesquisas divulgadas periodicamente pelo IBGE, que apresentam dados de renda, de consumo de bens, número de habitantes, etc. Outro exemplo é a aplicação de questionários em uma amostra de habitantes de uma determinada cidade buscando identificar dados que não estão cobertos por essas pesquisas oficiais, como por exemplo, tempo de consumo de determinado programa televisivo, ou tempo de permanência nas redes sociais, etc. Nesse caso, o objetivo é explorar quantidades, recorrências, duração, etc., de determinados fatos. Nesse tipo de pesquisa predominam a construção de modelos estatísticos específicos que fornecem as informações que o seu negócio precisa.

 

A importância da pesquisa está associada às vantagens que ela pode proporcionar a quem encomendou esse tipo de serviço, uma vez que seus resultados apresentam dados que podem ser utilizados por você e pela sua equipe para o desenvolvimento de diversas ações na empresa como planejamento estratégico, planejamento de vendas, projeto para um novo empreendimento, ou ainda, projeto para criação de um novo produto ou serviço.

 

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Quais as vantagens de uma pesquisa?

 

Com uma pesquisa você pode, entre outras situações:

  • Obter e/ou sistematizar diversos tipos de informações necessárias à rotina de funcionamento da sua empresa;
  • Gerar novos conhecimentos sobre o seu negócio e o mercado no qual ele está inserido adicionando inteligência de negócios a sua administração;
  • Obter direcionamentos em caso de dúvidas que surgem sobre o rumo dos negócios;
  • Obter informações para resolver problemas persistentes;
  • Adiantar-se para atender as necessidades do mercado consumidor;
  • Entender melhor as necessidades e demandas dos seus clientes para fidelizá-los.

 

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Qual pesquisa devo buscar para minha empresa?

Depois de entender o que é, para que serve uma pesquisa e como você pode usá-la, é hora de saber que para cada problema a ser investigado existe uma pesquisa específica.

 

Dentre as várias existentes, as mais comuns são:

Pesquisa de mercado: quando utilizada em estágios iniciais de um empreendimento, pode ajudar você a compreender melhor o ambiente no qual sua empresa está inserida, apontando aspectos mais amplos relacionados a clientes potenciais, atividades da concorrência, perigos de novos concorrentes, cenários de legislação, tecnologia, meio ambiente, etc., produzindo um grande conjunto de informações para tomada de decisões.

Pesquisa de tendências: pode ser utilizada em casos que o empreendedor precisa entender melhor para onde as pessoas estão dirigindo suas atenções, desejos, necessidades. Ela contempla aspectos comportamentais, apontando hábitos em declínio e também em ascensão que impactam os negócios. Pode apontar oportunidades e ameaças que serão indicativos para modificações, extinção ou criação de produtos e serviços.

Pesquisa sobre a conjuntura econômica: pode ser utilizada quando você pretende compreender cenários econômico-financeiros que impactam os seus negócios. Pode auxiliar na adoção de medidas preventivas mediante crises econômicas e também apontar momentos mais oportunos para investimentos.

Pesquisa de Benchmarking (Análise de Concorrência): utilizada quando existe a necessidade de conhecer melhor os concorrentes de um determinado mercado. Pode auxiliar na sua decisão sobre posicionamento mercadológico da sua empresa, na percepção dos benefícios dos produtos da sua empresa comparados aos da concorrência de forma que você possa melhorá-los ou diferenciá-los diante dos consumidores.

Esses são alguns dos vários tipos de pesquisa possíveis que você pode utilizar para aproveitar as melhores oportunidades de negócio e adicionar lucratividade a sua empresa, agora é começar.

 

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