Datasight-pesquisa-inteligência-negócios

GESTÃO DE DADOS: A IMPORTÂNCIA DOS DADOS NAS EMPRESAS

Posted on Posted in Análise de dados, Business Intelligence, Estratégia, Gestão, Negócios, Planejamento, Tomada de decisões
17 Partilhas

Trabalhar com dados não é fácil. Para aqueles que têm pouco tempo e muitas outras atividades para pensar e decidir, menos ainda. Entretanto, os dados são o que uma empresa tem de mais valioso para tomar boas decisões, aproveitar oportunidades, contornar desafios e atingir lucratividade.

 

Uma das piores coisas para um gestor é quando ele precisa tomar uma decisão rápida e não tem as informações necessárias a mão. Por exemplo, a oportunidade de comprar um lote maior de produtos para estoque com desconto considerável pode esbarrar na dificuldade de se saber exatamente o quanto desse produto existe em estoque naquele momento, qual é a sua validade e quantos pedidos (vendas) já existem desse mesmo produto.

 

Estas pequenas falhas de organização de dados normalmente custam caro. No caso do exemplo anterior, ao decidir-se pela compra sem os dados requeridos, o gestor pode ter gerado um estoque desnecessário e congelado recursos financeiros que poderiam ser utilizados para outras necessidades e/ou investimentos.

 

Para negócios que realizam um volume maior de atividades até a finalização de uma venda, um software de gestão é uma saída inevitável. Um bom software de gestão deve permitir a extração de relatórios analíticos de diversos tipos de informação, bem como seus cruzamentos, facilitando que todos os funcionários envolvidos cuidem da sua empresa.

 

Insights semanais para o seu negócio!

 

Micro empresas e empreendedores individuais também devem cuidar dos dados de seus negócios

No caso de micro empresas ou mesmo empreendedores individuais, existem softwares mais acessíveis financeiramente conforme o tipo de negócio. Um exemplo são as boas planilhas da Microsoft Excel, que quando bem organizadas, fornecem um bom registro. Além disso, algumas ferramentas do Excel, como as tabelas dinâmicas e até o VBA, permitem também a geração de bons relatórios e cruzamentos de dados que ajudarão na tomada de decisão.

 

Registros em papel não são a solução adequada

Há aqueles empresários que ainda preferem as anotações em cadernos para a gestão dos dados do seu negócio. Isso ainda é possível, mas certamente muitos dados são perdidos pela dificuldade de tempo e pessoal de se executar todas as anotações de atividades, às vezes, complexas. Além disso, um imenso trabalho será necessário para elaboração de relatórios e análises, mesmo as mais simples.

 

Em um momento cada vez mais competitivo para as empresas, ter uma ferramenta eficiente de gestão de informações provenientes das atividades desempenhadas pela sua empresa é mais do que necessário se você quer ter um negócio saudável e obter vantagem competitiva diante de seu concorrente.

 

 

Insights semanais para o seu negócio!

17 Partilhas

Comentários

comentários