pesquisa-mercado-planejamento-negócio-Datasight

5 MANEIRAS DE FAZER PESQUISA DE MERCADO PELA INTERNET

Posted on Posted in Gestão, Pesquisa, Planejamento
7 Partilhas

É fato a importância dos gestores estarem sempre pesquisando o mercado e observando as informações. Acompanhá-las é sempre importante, pois possibilita antecipar alguns movimentos que podem impactar os negócios. Também é imprescindível para inovação, descoberta de novas oportunidades de negócio, novas tendências de consumo e para compreender o comportamento do consumidor. Para facilitar sua rotina, conheça 5 dicas para que suas pesquisas sejam mais efetivas.

Não é fácil acompanhar tendências, obter informações estratégicas e sair na frente da concorrência sempre, seja por conta do investimento financeiro necessário, seja por causa do tempo despendido numa pesquisa de mercado.

Mas, com a concorrência cada vez mais acirrada e as dificuldades de se manter as margens de lucro cada vez mais evidentes, pesquisar o mercado é mais do que imprescindível para garantir uma boa performance para a sua empresa.

A coisa boa é que você pode acompanhar algumas informações pela internet!

Por isso, separamos para você 5 modos diferentes para se obter informações de mercado, ou seja, 5 formas de fazer pesquisa de mercado, pela internet, com baixo investimento. Confira:

–> Dica 1: Acesse rotineiramente sites das federações e associações do seu segmento. Elas sempre possuem alguns dados que podem servir de referências para o seu negócio.

–> Dica2: Acesse sites oficiais como IBGE, ministérios, sites do governo estadual e/ou municipal. Eles divulgam periodicamente informações importantes sobre diversos setores da economia.

–> Dica 3: Acesse rotineiramente veículos de mídia especializados em economia e no segmento de atuação da sua empresa. Acompanhe as notícias relacionadas à economia em jornais como o Valor Econômico, a Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo; em revistas como Exame, PEGN e Conjuntura Econômica (FGV); e, também em sites especializados, como Administradores.com e MeuSucesso.com.

–> Dica 4: Fique atento aos boletins, notícias e outros conteúdos de grandes empresas de tendência e pesquisa. A leitura de relatórios oriundos de grandes eventos de tendências ou materiais de pesquisas divulgados por consultorias mundiais como Euromonitor International e Ibope Nielsen também são fontes interessantes principalmente para a compreensão de tendências e comportamento.

–> Dica 5: Fique atento às notícias e materiais divulgados por entidades ligadas ao empreendedorismo e negócios. O Sebrae, a Endeavor e diversas Universidades costumam ter sempre estudos setoriais que podem auxiliar seu negócio.

Fique por dentro das nossas dicas e insights sobre a área de pesquisa de mercado!

Insights semanais para o seu negócio!

7 Partilhas

Comentários

comentários